Eli, uma senhora de 68 anos, e suas descobertas

 Eli, uma senhora de 68 anos, e suas descobertas

Quero trazer à memória o que me pode dar  esperança.”
(Lm Jr 3:21)

Ainda vivemos dias de pandemia, onde o choro e o luto persistem. Neste momento, porém, renova a alma lembrar daquilo que nos traz esperanças, como diz a palavra de nosso Senhor.

Em setembro de 2019, por exemplo, vivenciamos dias incríveis, durante o projeto IDE50+, que aconteceu com nossa equipe em Manaus, e com voluntários vindos de diversas partes do Brasil.

Abaixo, a história de uma das voluntárias do projeto, Eli Miranda, uma senhora de 68 anos, que participou do projeto e descobriu faces da vida cristã que ela desconhecia até então…

 IDE50+

Dias de bençãos, dias que nos transformam- Eli, uma senhora de 68 anos, e suas descobertas

 Fui para o IDE50+ e fiquei impressionada ao conhecer pessoas totalmente diferentes umas das outras, mas que, ao mesmo tempo, eram tão semelhantes em seu amor por Cristo e em seu compromisso com Ele e sua obra. 

Pude ver de perto que pessoas com histórias de vida diferentes- vindas de regiões diferentes do Brasil e de denominações cristãs diferentes da minha, eram tão cristãs e filhas de nosso Senhor como eu. Vivi uma verdadeira experiência de koynonia nestes dias no projeto e voltei encantada.

Aos 68 anos, tive de vencer muitas barreiras para participar de um projeto no interior do Amazonas-como dormir em um barco pela primeira vez; subir em uma beliche para alcançar minha cama que ficava na parte mais alta da beliche; estar em uma região do interior do país onde nunca estive antes, entre outras coisas. 

Mas as dificuldades foram mínimas, se comparadas com tudo que aprendi e desfrutei. Até comida sem glúten a equipe preparou para mim, ao descobrir que eu tinha intolerância alimentar. Todos foram muito cuidadosos comigo e uns com os outros. Fiquei encantada com tudo. 

Conheci pessoas dispostas a servir com o que têm, e outras muito capazes no que fazem, servindo com seus dons e talentos.

Vivi uma verdadeira koynonia e realizei sonhos antigos, como o de conhecer Manaus. Fui espiar a terra e voltei realizada com o que vi e vivi.”, conta Eli.

Olhando para trás… 

Ao ouvir o relato de Eli, fica claro que algumas experiências transformam nossa forma de olhar a vida e ao outro. Como conta, Eli cresceu em uma família bastante rígida e tradicional, na qual alguns preconceitos eram parte do dia a dia. As pessoas de uma denominação cristã diferente da família, por exemplo, eram tidas como não tão cristãs assim e não eram tão apreciadas como deveriam ser.

Mas a experiência com o grupo do projeto IDE50 +, realizado em 2019, fez com que, de uma vez por todas, preconceitos e distanciamentos fossem totalmente quebrados dentro do coração e mente de Eli.

Tão bom ver que no Reino de Deus nossas diferenças são tão pequenas diante de tão grande amor com o qual somos amados e temos acesso mediante a cruz. Tão bom, enquanto organização e irmãos em Cristo, poder fazer parte da história de Eli e de tantas pessoas que chegam até nós com o propósito de servir e acabam recebendo tantas bênçãos e transformações em suas próprias vidas.

O projeto

O projeto ide 50+ é um projeto dedicado a pessoas com mais de 50 anos que desejam ser voluntários por alguns dias em uma viagem missionária. Eli participou do Ide 50+ que aconteceu entre os dias 20 a 28 de setembro de 2019, no estado do Amazonas, na vila Puraquequara, banhada pelo Rio Amazonas. 

Durante o projeto, que contou com uma equipe de 16 voluntários, houve momentos de contação de histórias bíblicas- com fantoches- e atendimento médico e dentário para a comunidade no posto de saúde local- através dos profissionais de saúde voluntários do projeto.

Houve também cortes de cabelo e palestras sobre a importância da preservação do meio ambiente e do cuidado com nosso corpo, templo do espírito santo.

Um de nossos voluntários, um pastor vindo de Recife, ministrou para os pastores e líderes religiosos locais sobre importância das igrejas cristãs se unirem, a fim de abençoar a região onde estão localizadas, no caso, a vila Puraquequara- onde o projeto estava sendo desenvolvido e que possui muitos problemas sociais que podem ser transformados a partir de uma igreja cristã unida e fortalecida.

A partir das palestras, os líderes locais foram encorajados a se unir e buscar o bem comum de sua comunidade. 

Dias de benção, dias de alegria. Vida em comunidade, assim como planejou o nosso Senhor, e para a qual Ele nos chamou, desde a fundação dos tempos.

Dias que estão em nossas memórias, e nos animam a continuar. Dias que fazem parte de nossa história e nos alegram. 

Convidamos você para participar de nossos projetos missionários.

Viaje conosco para as comunidades ribeirinhas.

Informe-se. Inscreva-se. Aqui!

Com a diminuição das transmissão do Covid-19 e do aumento da vacinação na região de Parintins-AM, é possível voltar as viagens missionárias, de forma segura.

Precisamos de médicos, psicólogos, dentistas, pessoas que trabalhem no ministério infantil…

Muitos precisam de ajuda.

Você também será abençoado. Como Eli diz, há experiências que nos transformam, para melhor!

  • Escrito por: Rita Santos, jornalista e missionária de Asas de Socorro em Manaus, AM. Casada com Rodrigo e mãe de Vinícius, Noé e Yasmin.