Pai

Pai

Para celebrar o dia dos pais, o partilhar de  alguém que perdeu o pai, mas tem um Pai eterno.

Meu pai não está mais entre nós. Ele partiu há 6 anos.

Meu pai lutou e buscou conhecer a Deus. Meu pai brigou, e também se calou. Viveu quase noventa anos entre a gente. Teve seis filhos, foi professor, advogado e proprietário de imóveis.

Hoje, percebo com mais clareza que meu pai me ensinou a amar aos pobres, e a valorizar às pessoas.

Foi ele quem me ensinou a perguntar, e a se interessar pela história do outro.

Na juventude, muitas vezes, desobedecei a meu pai e fui rebelde, mas ele me perdoou. Em seu leito de morte, olhou para mim com olhos ternos.

Para mim, acho que, mais do que tudo, meu pai foi um exemplo.

Não um homem perfeito, mas um homem que viveu e tentou amar e fazer o bem, da forma limitada que conseguia, ou sabia.

Sigo a vida e não tenho meu pai mais ao meu lado. Não posso mais ligar para ele e conversar

Mas tenho meu Pai que está nos céus, que tem amor infinito por mim, que me criou no ventre de minha mãe e tem o controle dos céus e da terra.

Meu pai terreno, Sebastião, uma vez, me disse que Deus não se importava com os detalhes de nossa vida. Ele se importava com o funcionamento do universo, e não com nosso dia a dia.

Será?

Acho que o Pai do céu se importa com cada fio de cabelo que cai de nossa cabeça, e nos ama de forma presente e atuante.

Com o passar do tempo, acho que meu pai encontrou o Pai que se importa com nossos sentimentos e dores. Dias antes de falecer, ele estava tão em paz, que só podia ser a Paz de Deus, que excede todo entendimento e se faz tão presente em nossos corações, pela sua presente graça.

Hoje

Neste dia dos pais, se você tiver um pai por perto, abrace-o, ame-o, peça perdão e perdoe. Diga a ele o tanto que ele é importante, ainda que não seja perfeito. Diga a ele obrigado.

Mas, neste dia dos pais, se você não tiver um pai por perto, saiba que você não é orfão de pai. Você tem um Pai de amor que nos amou antes da fundação do mundo.

  • Escrito por: Rita Santos, jornalista e missionária de Asas de Socorro em Manaus, AM. Casada com Rodrigo e mãe de Vinícius, Noé e Yasmin.